Educação, cultura e esportes

Documentário mostra trajetória de Florestan Fernandes

26/10/2004 - 20:38  

O vídeo sobre Florestan Fernandes mostra a trajetória do sociólogo como engraxate, garçom, professor, deputado e constituinte. Durante quase 50 minutos, o documentário percorre a vida de Florestan Fernandes. A infância no Brás, em São Paulo, por onde andou carregando sua caixa de engraxate. O trabalho de garçom quando, aos 17 anos, resolveu cursar o supletivo.
O vídeo mostra a chegada de Fernandes à universidade, para despontar na primeira geração de professores brasileiros da Universidade de São Paulo (USP) e ser considerado o maior sociólogo brasileiro. Florestan ficou três anos no exílio durante o regime militar.
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o professor Antônio Cândido, o ministro-chefe da Casa Civil José Dirceu, o ministro da Secretaria de Comunicação Social Luiz Gushiken e o ex-senador Jarbas Passarinho são alguns dos amigos que lembram as histórias e ensinamentos do mestre.

Veja a ficha técnica do documentário Florestan Fernandes

Da Redação/PCS

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)

Agência Câmara
Tel.(61) 216.1851/ 216.1852
Fax.(61) 216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência também utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara.

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.