Relações exteriores

Câmara vai analisar acordo de defesa assinado por Brasil e Angola

05/02/2019 - 12:48  

Marcelo Camargo/Agência Brasil
Segurança - forças armadas - militares Força Aérea Brasileira aeronáutica exército tropas soldados
Entre as ações previstas no acordo estão visitas mútuas de militares, consultoria e fornecimento de material militar

A Câmara dos Deputados vai analisar o acordo de cooperação na área de defesa assinado pelo Brasil com o governo de Angola em 2010. Previsto no Projeto de Decreto Legislativo (PDC) 1156/18, o acordo abrange a colaboração em áreas como política de defesa, ensino, pesquisa, inteligência, equipamentos e missões de manutenção de paz, entre outras.

O texto do acordo chegou à Câmara por meio de mensagem presidencial (MSC 75/18). A Constituição determina que os tratados internacionais que acarretam encargos ou compromissos ao País devem ser analisados pelas duas Casas do Congresso Nacional (Câmara e Senado) antes de entrarem em vigor.

Bases
Com 16 artigos, o acordo traz as bases normativas que regulamentarão a cooperação militar entre Brasil e Angola. Segundo o texto, entre as ações que poderão ser executadas pelos países estão visitas mútuas de militares, intercâmbio de instrutores e estudantes de instituições militares, consultoria, fornecimento de material militar e realização de pesquisas científicas conjuntas para a criação e produção de armamento.

O acordo cria o Comitê Conjunto de Cooperação de Defesa Angolano-Brasileiro para implementar e acompanhas as ações conjuntas. O comitê será constituído por representantes de cada um dos ministérios da Defesa.

Tramitação
O projeto será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois segue para o Plenário da Câmara.

Reportagem - Janary Júnior
Edição - Marcia Becker

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.