Congresso é iluminado de vermelho durante campanha de conscientização sobre a aids
03/12/2018 - 20:27
O Congresso Nacional vai adotar uma iluminação vermelha durante o mês de dezembro para marcar a luta pela prevenção da aids. O Ministério da Saúde acaba de divulgar uma redução de 16% no total de casos nos últimos seis anos.
O Sistema Único de Saúde oferece testagem rápida para o vírus e o tratamento com medicamentos que reduzem a carga viral. A diretora da Unaids no Brasil, um programa das Nações Unidas que busca soluções de prevenção e tratamento, Georgiana Braga-Orillard, afirma que ainda existem parcelas da população mais vulneráveis que outras e que ainda há 40 mil novas infecções por ano.
"O Ministério da Saúde anunciou que 75% dos novos infectados são homens. A gente tem falado muito das mulheres, inclusive na redução da transmissão de mãe para filho, mas a gente precisa chegar nesses homens, nas populações mais vulneráveis, na população LGBT – principalmente nos homens gays, nas pessoas trans”, diz.
Georgiana explicou que o mais importante agora é fazer campanhas diferenciadas nas redes sociais, que é o ambiente de comunicação mais utilizado pela população. A Unaids lançou neste mês o site deupositivoeagora.org, que traz diversas informações sobre a aids.
Reportagem – Sílvia Mugnatto
Edição – Ana Chalub