Economia

Proposta facilita exportação de miúdos bovinos não consumidos no Brasil

21/03/2016 - 16:30  

Tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 4314/16, do deputado Jerônimo Goergen (PP-RS), que facilita a exportação de despojos e miúdos de origem animal não consumidos normalmente pela população brasileira, mas comuns em outros países, como China. Entre os produtos estão a artéria aorta, o ligamento cervical, a medula espinhal e o útero de bovinos.

Michel Jesus/Câmara dos Deputados
Audiência pública sobre o aumento dos preços dos combustíveis, a carga tributária incidente e os impactos no agronegócio. Dep. Jerônimo Goergen (PP - RS)
Segundo o autor, a proposta adequa a realidade aos interesses econômicos e sociais do Brasil e seus parceiros

Pela proposta, as empresas vinculadas a serviços estaduais e municipais de inspeção de produtos de origem animal podem enviar subprodutos do abate para processamento e exportação por empresas habilitadas ao comércio internacional.

O objetivo da proposta, segundo Goergen, é eliminar a dubiedade da legislação, sujeita à interpretação por fiscais agropecuários do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Anualmente, o Brasil já exporta cerca de 300 milhões de dólares desses produtos. “A proposta vem ao encontro da necessidade de adequar esta realidade aos interesses econômicos e sociais do nosso país e de outros países parceiros”, disse Goergen.

Segundo Goergen, a medida também vai ajudar a reduzir os níveis de contaminação ambiental de rios, lagos e lagoas, que recebem esses produtos.

A proposta altera o Regulamento da Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal (Riispoa), previsto no Decreto 30.691/52.

Tramitação
A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Tiago Miranda
Edição – Ana Chalub

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 4314/2016

Íntegra da proposta