Câmara aprova Dia Nacional do Maracatu, comemorado em 1º de agosto
08/11/2018 - 13:03
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou na quarta-feira (7), em caráter conclusivo, proposta que institui o Dia Nacional do Maracatu, a ser comemorado anualmente em 1º de agosto. Foi aprovado o Projeto de Lei 7133/17, da deputada Luciana Santos (PCdoB-PE), que segue para o Senado.
O Maracatu surgiu durante o período escravocrata, entre os séculos XVII e XVIII, onde hoje é o Estado de Pernambuco, principalmente nas cidades de Recife, Olinda e Igarassu. Como a maioria das manifestações populares do País, é uma mistura de culturas ameríndias, africanas e europeias.
Atualmente, existem grupos percussivos que trabalham com elementos da Cultura do Maracatu em quase todos os estados brasileiros e em diversos países, como Canadá, Inglaterra, França, Estados Unidos da América, Japão, Escócia, Alemanha, Espanha, entre outros.
A data do 1º de agosto já foi instituída no Estado de Pernambuco como dia do Maracatu desde 1997, para lembrar o ritmo. O dia foi estabelecido em homenagem a Luiz de França, o "Mestre Luiz", que comandou o Maracatu Leão Coroado por 40 anos e morreu há 15. O Leão Coroado é o mais antigo grupo sem interrupção e completou 150 anos em 2012.
Relator, o deputado Rubens Pereira Júnior (PCdoB-MA) apresentou parecer pela constitucionalidade, juridicidade e boa técnica legislativa do projeto.
Reportagem – Murilo Souza
Edição – Rachel Librelon