Direitos Humanos

Projeto proíbe que símbolo de identificação de idoso seja pejorativo

26/10/2018 - 08:38  

Reprodução Agência Senado
Direitos Humanos - Idosos - Placa - Símbolo atual com idoso encurvado com bengala,é considerado pejorativo e há campanha para que seja substituído
A imagem à esquerda é considerada pejorativa. Projeto quer substituí-la por outra figura

Proposta em tramitação na Câmara dos Deputados proíbe que o símbolo de identificação preferencial de idoso seja pejorativo ou tenha juízo de valor.

O Projeto de Lei 10282/18, do Senado Federal, prevê que o símbolo, a ser definido em regulamento, tenha pictografia que indique objetivamente a idade mínima de 60 anos ou 80 anos, conforme o caso.

A medida é inserida no Estatuto do Idoso (Lei 10.741/03).

“Quando se deseja identificar os idosos, como junto a assentos reservados no transporte coletivo e junto a caixas em bancos, o mais frequente é vermos desenhada a figura de alguém arqueado sobre uma bengala”, disse o autor da proposta, senador Waldemir Moka (MDB-MS). “Ora, a associação da terceira idade à limitação já há muito ficou para trás”, completou.

Tramitação
O projeto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Lara Haje
Edição – Natalia Doederlein

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 10282/2018

Íntegra da proposta

Mais conteúdo sobre