Proposta limita atendimento automatizado
14/10/2004 - 17:41
O atendimento automatizado a usuários de serviços públicos ou de concessão pública — como telefone, água, energia — poderá ser limitado se o Congresso aprovar o Projeto de Lei 4195/04, do deputado Pastor Reinaldo (PTB-RS). O projeto determina que o serviço público deverá sempre oferecer a opção do atendimento personalizado aos cidadãos.
A proposta permite o atendimento automatizado apenas nos casos de fornecimento de informações simples, que não exijam detalhamento, e estabelece que o atendimento personalizado deverá ter tempo de espera igual ao do automatizado.
Na opinião de Pastor Reinaldo, o atendimento automatizado nem sempre resulta resulta no pleno atendimento dos usuários, como determina a lei, pois representa uma dificuldade para o usuário médio, "cujos padrões de educação, cultura e comportamento não acompanham a velocidade dos avanços tecnológicos". O deputado critica ainda os efeitos negativos da automatização sobre o emprego.
A matéria tramita em em caráter conclusivo e será apreciada pelas comissões de Defesa do Consumidor; de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Reportagem - Eduardo Piovesan
Edição - Luiz Claudio Pinheiro
(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)
Agência Câmara
Tel. (61) 216.1851
Fax. (61) 216.1856
E-mail: agencia@camara.gov.br
A Agência também utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara.