Trabalho, Previdência e Assistência

Câmara comemora 28 anos da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços

Homenagem foi feita em sessão solene realizada nesta sexta-feira (13)

13/07/2018 - 18:37  

Em homenagem aos 28 anos da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços (Contracs), comemorado nesta sexta-feira, 13 de julho, a Câmara dos Deputados realizou, nesta sexta-feira (13), sessão solene requerida pela deputada Érika Kokay (PT-DF)

Luis Macedo/Câmara dos Deputados
Homenagem aos 28 anos da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços (CONTRACS)

Câmara homenageou 28 anos da Contracs

Em discurso lido no Plenário, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou que a Contracs representa grande número de trabalhadores do maior setor da economia do país. “O setor de serviços respondeu por 63% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2017”, destacou.

Maia ainda salientou que a Contract desempenha um papel de grande relevo com influência até mesmo sobre os debates legislativos, uma vez que representantes da entidade são sempre convidados para participar de audiências públicas nas comissões da Casa. “A Câmara se orgulha de estar sempre aberta às contribuições de sindicatos, associações e órgãos de classe e outras entidades da sociedade civil. A participação delas no processo legislativo é um sinal de vitalidade da democracia”, finalizou.

Segundo a deputada Érika Kokay (PT-DF), a área de serviços é a que mais cresce e se incorpora atualmente. “A Contracs talvez seja o maior ramo vinculado à CUT neste momento”, declarou. “Talvez seja uma das categorias mais vai sentir na pele o que representam as atrocidades que estão contidas na reforma trabalhista”, completou.

Ela também lembrou algumas vezes em que a entidade esteve na Câmara dos Deputados para lutar pela garantia de seus direitos. Uma delas foi quando se discutia a incorporação dos direitos negados na Constituição para os empregados domésticos. “A Contracs estava aqui para dizer da dignidade da importância desses trabalhadores e trabalhadoras que por muito tempo não tiveram todos os direitos assegurados.”

Contracs
A Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços nasceu nos anos 1990, motivada pela proposta da Central Única dos Trabalhadores (CUT), que reconheceu a necessidade de criar uma nova estrutura de organização para os trabalhadores do setor do comércio, que até então não contavam com representação unificada em nível nacional.

A entidade reúne hoje categorias profissionais das mais diversas, além de operadores do comércio em lojas e mercados em geral, tais como vendedores e repositores de mercadorias, atendente de farmácia, frentistas entre outros exemplos. Ela também representa instrutores de autoescola, assistentes administrativos, sindicais, trabalhadores de serviços de conservação e limpeza, de serviço doméstico, de serviços de embelezamento e higiene entre outras profissões.

Reportagem - Larissa Galli
Edição - Ana Chalub

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.