Projeto cria o Dia Nacional do Rodeio em 4 de outubro
12/12/2017 - 10:47
A Câmara analisa o Projeto de Lei 6218/16, do deputado Capitão Augusto (PR-SP), que institui o Dia Nacional do Rodeio, a ser comemorado todo ano em 4 de outubro. A data foi escolhida pelo fato de ser também o Dia de São Francisco de Assis, conhecido como o santo protetor dos animais.

“Ao contrário do que muitas vezes é disseminado de forma equivocada na opinião pública, nos rodeios o bem-estar animal está em primeiro lugar. Os animais são tratados com todo o cuidado e acompanhamento especializado e são o centro do evento, daí porque a escolha da data em que se comemora o dia dos animais para também celebrarmos essa grande manifestação da cultura brasileira”, afirma o autor da proposta.
Segundo ele, o rodeio é originário das atividades de trabalho das fazendas e é praticado em países onde há uma pecuária acentuada, a exemplo dos Estados Unidos, da Austrália e do Brasil. “No nosso país, os rodeios tomaram grandes proporções, como acontece na festa do Peão de Barretos (SP), que, atualmente, é um dos maiores eventos do segmento do mundo, recebendo quase 1 milhão de visitantes. Atualmente, estima-se que aconteçam mais de dois mil rodeios em todas as regiões do Brasil”, acrescenta.
Capitão Augusto lembra que a Constituição Federal, em seu artigo 215, prevê que a lei disporá sobre a fixação de datas comemorativas de alta significação para os diferentes segmentos da população brasileira.
Tramitação
O projeto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Cultura; e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).
Reportagem – João Pitella Junior
Edição – Wilson Silveira