Política e Administração Pública

Tarifa de água poderá ser progressiva

06/09/2004 - 09:03  

A Câmara vai analisar o Projeto de Lei 4092/04, apresentado pelo deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que institui tarifas de água e esgoto diferenciadas e progressivas de acordo com o consumo de cada usuário. Segundo o autor da proposta, a medida vai beneficiar os consumidores de menor poder aquisitivo e reduzir o desperdício.
O projeto estabelece cinco categorias de usuários (residencial social, residencial não-social, comercial, industrial e pública) e as divide em faixas de acordo com o consumo. Além disso, exige autorização do Poder Executivo para o aumento de tarifas e prevê que o usuário inadimplente será previamente avisado do débito antes da interrupção dos serviços.

Legislação complementar
A proposta permite ainda que os estados, o Distrito Federal e os municípios legislem sobre a política tarifária das empresas de água e esgoto, mas de maneira suplementar. Ou seja, as diretrizes gerais da política nacional tarifária estabelecidas pelo texto em análise terão que ser respeitadas.
Ainda de acordo com o projeto, a empresa de água e esgoto expedirá certidão negativa de débito, a ser apresentada pelo comprador do imóvel no ato de sua escritura. Se o comprador não apresentar o documento, terá que assumir todo e qualquer débito que o imóvel tenha junto à empresa.

Tramitação
Como foi apresentada recentemente, a proposta ainda não foi encaminhada às comissões técnicas.

Leia mais:
Eliminador de ar em tubulações poderá ser obrigatório
Prédio público poderá ter controle de consumo de água
Comissão aprova individualização das contas de água

Reportagem - Natalia Doederlein
Edição - Rejane Oliveira

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)

Agência Câmara
Tel. (61) 216.1853
Fax. (61) 216.1856
E-mail: agencia@camara.gov.br
A Agência também utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara.

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.