Minas e Energia discute potencial de reserva de cobre no Pará e Amapá
06/12/2017 - 08:24
A Comissão de Minas e Energia (CME) promove uma audiência pública nesta manhã sobre a Reserva Nacional do Cobre e Associados (Renca).
O deputado Cabuçu Borges (PMDB-AP), que pediu a realização do debate, lembra que, em agosto, o presidente Michel assinou um decreto (9.142/17) que buscava atrair investimentos para o setor de mineração. Diante da repercussão negativa da medida, entretanto, o governo decidiu revogá-la em setembro, por meio de outro decreto (9.159/17).
A Renca foi criada em 1984 para evitar a exploração mineral por empresas privadas e garantir a pesquisa pelo governo. Atualmente engloba nove áreas protegidas, entre unidades de preservação ambiental e terras de duas tribos indígenas.
“Não se sabe, até hoje, qual é o verdadeiro potencial da área. No entanto, existem focos de garimpos ilegais como vem sendo denunciado nos meios de comunicação”, afirma Borges.
Debatedores
Foram convidados para discutir o assunto:
- a diretora do Departamento de Desenvolvimento Sustentável na Mineração, do Ministério de Minas e Energia, Maria José Gazzi Salum;
- o advogado Antônio da Justa Feijão; e
- a pesquisadora da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais Lucia Travassos da Rosa Costa.
A audiência será realizada no plenário 14 a partir das 9 horas, e poderá ser acompanhada, ao vivo, pelo WebCamara.
Da Redação - ND