Comissão discute regulamentação da economia colaborativa
29/11/2017 - 09:11
A Comissão Especial sobre o Marco Regulatório da Economia Colaborativa debate nesta tarde o ambiente regulatório e oportunidade de inovação. A audiência atende a requerimento dos deputados Thiago Peixoto (PSD-GO) e Herculano Passos (PSD- SP).
Peixoto destaca que todas as pessoas mencionadas atuam e estudam, de forma direta e indireta, essa a perspectiva econômica da economia colaborativa, são atores importante e que devem ser ouvidas.
A comissão estuda formas de regulamentar modelos de negócio que levam em conta o compartilhamento, por meio de plataformas tecnológicas, de bens e serviços. Entre as empresas pioneiras da economia colaborativa estão a Uber, que atua no serviço de transporte individual, e a Airbnb, que oferece hospedagem. A Uber não tem carros, nem a Airbnb tem hotéis, mas fazem a intermediação entre quem tem esses bens e quem precisa desses serviços.
Debatedores
Foram convidados para discutir o assunto:
- o professor da Universidade Positivo Glavio Leal Paura;
- o representante da Matéria Brasil e Conectora Oui Share Bernardo Dias Ferracioli; e
- o professor da Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas Carlos Ragazzo.
O debate será realizado às 16 horas, no plenário 10, e poderá ser acompanhado ao vivo pelo WebCamara.
Da Redação - RL