Economia

Economia do grafeno é altamente lucrativa

05/10/2017 - 19:47  

O grafeno é o material considerado perfeito pelos especialistas para unir o setor de pesquisa e a indústria, já que o mercado potencial é enorme, assim como a lucratividade potencial.

Christiano José Santiago de Matos, coordenador substituto da área de Fotônica do Centro de Pesquisas Avançadas em Grafeno da Universidade Mackenzie, explica o potencial comercial do produto. Segundo ele, 1 kg de grafite, minério do qual se extrai o grafeno, custa 1 dólar. “Mas com 1 kg de grafite é possível produzir 150g de grafeno, sendo que 1g de grafeno vale 100 dólares. Ou seja, 1 kg de grafite rende 15 mil dólares”, disse.

No debate, os pesquisadores apresentaram características do grafeno que tornam o material atraente para as empresas. O material é transparente, tem a maior condutividade térmica e elétrica que se conhece, é 200 vezes mais forte que o aço e é o produto mais fino e mais leve do mundo. Basta 1 grama para cobrir um campo de futebol – já que a largura dele é de apenas uma molécula de carbono.

Ele pode ser usado em telas sensíveis ao toque, sensores para medicina, revestimentos e tintas corrosivas ou condutoras e em componentes aeronáuticos, automotivos, telecomunicações e geração de energia.

Reportagem – Antonio Vital
Edição – Roberto Seabra

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.