Relações exteriores

Parlamentares da Indonésia defendem cooperação com Brasil em agricultura e meio ambiente

23/08/2017 - 21:59  

Em visita à Câmara dos Deputados em Brasília, parlamentares da Indonésia manifestaram nesta quarta-feira (23) o interesse de cooperar com o Brasil em áreas como agricultura e preservação do meio ambiente.

A Indonésia é considerada o maior arquipélago do mundo, formado por 14 mil ilhas no sul da Ásia. Assim como o Brasil, possui uma das maiores florestas tropicais do mundo e é o segundo país mais rico em biodiversidade. O Brasil é quatro vezes maior em território que a Indonésia, mas o arquipélago é mais populoso. É o quarto país mais habitado do mundo, com 261,1 milhões de pessoas. Já o Brasil fica em quinto lugar, com 207,9 milhões de habitantes, segundo o IBGE.

“Na área de agricultura, nós temos muito interesse em trabalhar junto como Brasil, nós temos florestas que são o pulmão do mundo, nós podemos trabalhar juntos e para frente”, afirmou o chefe da delegação do Partido Democrata da Indonésia, deputado Herman Khaeron.

A presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara, deputada Bruna Furlan (PSDB-SP), recebeu a comitiva de oito deputados e seus respectivos assessores. Ela ressaltou que a cooperação entre os dois países é viável e defendeu o debate sobre acordos de pesquisas para a proteção das florestas.

"Eu transmitirei aos demais membros da comissão a intenção dos parlamentares da Indonésia e, a partir daí, nós definiremos uma forma de trabalharmos e aprofundarmos a nossa relação comercial e a nossa relação no âmbito desses assuntos que foram discutidos", declarou.

Pecuária e esporte
O deputado indonésio Herman Khaeron também ressaltou que o Brasil tem 200 milhões de cabeças de gado, enquanto a Indonésia tem 7 milhões. Por isso, eles querem começar a importar a carne do Brasil.

No âmbito esportivo, o deputado indonésio afirmou que há interesse em promover o intercâmbio de atletas de futebol e de badmington, esporte olímpico no qual a Indonésia é referência mundial.

Sistema eleitoral
Além disso, em pleno momento de revisão do processo político brasileiro, o deputado destacou que os parlamentares da Indonésia querem estudar o nosso sistema eleitoral. “A gente quer saber mais sobre a reforma política”, disse.

Durante a sessão de votação da reforma política, a deputada Soraya dos Santos (PMDB-RJ) apresentou a delegação da Indonésia ao presidente da Câmara e demais deputados. Ela relatou que a vista da delegação foi muito oportuna, já que o país tem 30% de mulheres no parlamento e que a bancada feminina no Brasil tem buscado estudar a representatividade das mulheres na política de outros países.

Os parlamentares da Indonésia ainda vão visitar Manaus, Rio de Janeiro e São Paulo. Na capital amazonense, eles vão defender a importância da preservação ambiental no desenvolvimento da agricultura.

Reportagem – Leilane Gama
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.