Câmara cria data para homenagear condutor de ambulância
21/08/2017 - 15:03
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou a criação do Dia Nacional do Condutor de Ambulância, a ser comemorado todos os anos em 10 de outubro. A medida está prevista no Projeto de Lei 700/15, do deputado Rômulo Gouveia (PSD-PB). O texto segue para análise do Senado.
Relator na CCJ, o deputado Jerônimo Goergen (PP-RS) concordou com os argumentos do autor e reafirmou que o condutor de ambulância é mais que um simples motorista. Goergen destacou que, para exercer a atividade, o profissional precisa, além de curso para a condução de veículo de emergência, possuir também curso específico de socorrista, segundo portaria do Ministério da Saúde (2.048/GM).
“Eles vencem distâncias, vencem o tempo e, principalmente, o trânsito intenso para garantir tratamento rápido a todos aqueles que têm as vidas colocadas em suas mãos”, justificou Goergen, ao apresentar parecer pela constitucionalidade do projeto.
Auxílio
A proposta também teve voto pela aprovação da Comissão de Cultura, conforme parecer do deputado Tiririca (PR-SP). “Concordamos com o mérito em se prestar essa homenagem a estes que, acima de tudo, se dedicam ao auxílio rápido no apoio ao atendimento médico”, disse.
Tiririca ainda ressaltou que a data comemorativa já existe em alguns estados e municípios brasileiros, como Santa Catarina, São Paulo, Jundiaí (SP), Manaus, Espirito Santo, Roraima e Cuiabá.
Reportagem – Murilo Souza
Edição – Sandra Crespo