Educação, cultura e esportes

Projeto em tramitação regulamenta profissão de contador de histórias

01/06/2017 - 11:27  

Alex Ferreira/Câmara dos Deputados
Reunião Ordinária. Dep. Érika Kokay (PT-DF)
Kokay: "Há uma demanda crescente por este profissional, principalmente
nas escolas"

A deputada Erika Kokay (PT-DF) apresentou projeto de lei na Câmara dos Deputados que cria e regulamenta a profissão de contador de histórias. Segundo a proposta (PL 7232/17), contadores de histórias são os profissionais que atuam em comunidades onde a oralidade exerce “papel fundamental na preservação e transmissão do saber e das manifestações da cultura popular”.

Para o exercício da profissão será exigido curso de formação, com fundamentação teórico-prática, para o uso da literatura e das técnicas de contação de histórias como instrumentos didático-pedagógicos no processo de aprendizagem.

O objetivo do projeto, segundo a deputada, é valorizar a profissão e atender uma reivindicação recorrente. “A regulamentação constitui pleito recorrente daqueles que desenvolvem ofício da contação de histórias”, disse Kokay. Ela destacou ainda importância da atividade.

“O Plano Nacional do Livro e da Leitura, do Ministério da Cultura, reconhece o contador de histórias como membro da cadeia mediadora, mas não orienta ou sugere ações para a valorização de sua atuação e de seu importante trabalho para a cultura nacional”, afirmou.

Objetivos
Segundo a proposta, o contador terá entre seus objetivos promover a valorização do patrimônio cultural imaterial brasileiro; democratizar o acesso aos bens culturais imateriais; valorizar a diversidade cultural brasileira, contribuindo para a difusão das diversas manifestações artísticas; e promover espaços de debates e ações nas áreas de tradição oral e literária.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo nas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Janary Júnior
Edição – Natalia Doederlein

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta