Educação, cultura e esportes

Comissão aprova fomento a atividades turísticas e culturais para jovens do campo

07/07/2017 - 10:06  

Dep. Magda Moffato (PTB-GO)
Magda: “[O projeto] oferece à juventude rural uma oportunidade de superar a alienação crescente, em que renda, cultura e trabalho aparecem separadas”

A Comissão de Turismo aprovou o Projeto de Lei 3660/15, que obriga o poder público a estimular atividades econômicas no campo que estejam vinculadas às área da cultura e do turismo.

De autoria do deputado Cabuçu Borges (PMDB-AP), o projeto também determina que a ação do poder público para garantir a promoção de programas que contribuam para a formação e a profissionalização de agentes culturais no campo. O texto altera o Estatuto da Juventude (Lei 12.852/13).

O parecer da relatora, deputada Magda Mofatto (PR-GO), foi favorável à proposta. “Com a plena vigência dos direitos adicionais, os jovens da área rural brasileira poderão ampliar seus conhecimentos de forma produtiva, tornando-se agentes culturais e aprendendo maneiras de apoiar e desenvolver o turismo rural”, afirmou.

Segundo a relatora, o turismo rural é uma atividade que tem enorme potencial no Brasil.

Tramitação
O projeto, que já foi aprovado pela Comissão de Agricultura, ainda será analisado conclusivamente pelas comissões de Cultura; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Lara Haje
Edição – Natalia Doederlein

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta