Câmara homenageia os 150 anos da Sociedade de Ginástica de Porto Alegre
05/07/2017 - 20:52

A Câmara dos Deputados homenageou nesta quarta-feira (5), em sessão solene, os 150 anos da Sociedade de Ginástica de Porto Alegre (Sogipa). A homenagem foi solicitada pelo deputado João Derly (Rede-RS), que ressaltou a importância da Sogipa na formação de sua carreira no judô, assim como de diversos atletas que obtiveram reconhecimento internacional.
“É um clube histórico, que oferece a oportunidade da iniciação esportiva. Já foram formados mais de 5 mil atletas, e muitos deles não possuíam nem o dinheiro da passagem de ônibus para ir treinar, como foi no meu caso”, afirmou João Derly, que foi campeão mundial de judô em 2005 e em 2007 e medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de 2007 (Pan do Rio).
O deputado também pediu apoio e parcerias para que o clube consiga se manter em longo prazo. “Enfrentamos dificuldades em manter esse grande clube. Peço mais força e mais parcerias para que possamos continuar fundamentando e apoiando a criação de diversos atletas e formar, também, cidadãos de bem”, disse João Derly.
Oportunidades à juventude
O ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, disse que o trabalho da Sogipa é de grande importância para a sociedade gaúcha. “O culto ao esporte, a prática esportiva e o culto à saúde física e mental são muito necessários hoje. A Sogipa deu e continua dando oportunidades à juventude, como podemos ver nos diversos atletas e campeões olímpicos que criamos”, afirmou.
Osmar Terra também citou a força que o esporte tem em resgatar o jovem do tráfico de drogas e formar um povo melhor desenvolvido. “O esporte serve para formar um povo. Um povo que adota e tem a cultura da prática esportiva é um povo com competências desenvolvidas. As habilidades físicas e intelectuais caminham juntas”, declarou.
Prioridade ao esporte
O presidente da Sociedade de Ginástica de Porto Alegre, Ricardo Altair Schwarz, citou as motivações para criação da entidade. “O clube nasceu do desejo de compartilhar a prática esportiva e de viver em comunidade. Acreditamos que o esporte é uma ferramenta educacional poderosa e é uma das razões de ser da Sogipa desde a sua fundação, em 1867”, afirmou.
Ele também disse que a prioridade sempre foi o esporte, apesar de algumas mudanças ao longo dos anos. “Com o tempo, acabamos ligados também à cultura e ao lazer, mas sempre tivemos no esporte a nossa prioridade, pois acreditamos que promove a saúde, o bem-estar, a convivência, a amizade e a educação entre as pessoas de todas as idades”, disse Schwarz.
Imigração alemã
Em mensagem enviada ao Plenário, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, lembrou que a Sogipa foi fundada em 10 de agosto de 1867 por um grupo de imigrantes alemães e é uma das instituições mais tradicionais e importantes do Rio Grande do Sul.
Maia ainda destacou o grande rol de atividades esportivas que a Sogipa oferece. “Hoje, pode-se praticar atividades de luta, modalidades do atletismo, esportes com bola e muitos outros. Até mesmo há a opção de esportes mentais, como a resolução rápida de quebra-cabeça e esportes tradicionais de origem germânica, preservando a memória do grupo de imigrantes alemães que deram origem à instituição”, afirmou.
Carreira internacional
Outros atletas do judô que passaram pela Sogipa foram Tiago Camilo (campeão mundial, tricampeão pan-americano e três vezes medalhista olímpico); Mayra Aguiar (três vezes medalhista em Jogos Pan-Americanos, quatro vezes medalhista em campeonatos mundiais e duas vezes medalhista olímpica); Érika Miranda (três vezes medalhista pan-americana, sendo campeã em 2015, e quatro vezes medalhista em mundiais); Felipe Kitadai (duas vezes medalhista pan-americano, sendo campeão em 2015, e medalhista olímpico em Londres 2012); e Maria Portela (duas vezes medalhista pan-americana).
Reportagem – Alex Akira
Edição – Pierre Triboli