Saúde

Unidades móveis de saúde poderão realizar mamografia

18/05/2017 - 16:34  

Lucio Bernardo Junior / Câmara dos Deputados
Audiência pública das comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços (CDEICS), de Finanças e Tributação (CFT) e de Fiscalização Financeira e Controle (CFFC) para discutir a defasagem dos valores repassados pela Caixa Econômica Federal aos agentes lotéricos. Dep. Weliton Prado (PMB-MG)
Prado: garantia dos exames à população feminina mais pobre

Tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 7004/17, do deputado Weliton Prado (PMB-MG), que assegura pelo menos uma unidade móvel de saúde – instalada em ônibus ou carreta adaptados – para realizar mamografia por grupo de municípios próximos.

A proposta inclui a regra na Lei 11.664/08, que trata sobre ações de saúde relacionadas ao câncer de mama no Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo Prado, em muitos municípios o sistema público de saúde está funcionando de forma precária, com deficit de ambulâncias, equipamentos e aparelhos para exames. “É preciso romper com a desigualdade de acesso à mamografia e assegurar à população feminina mais pobre os serviços de prevenção ao câncer.”

No Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, mais de 14 mil pessoas morreram de câncer de mama em 2013.

Tramitação
A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Defesa dos Direitos da Mulher; de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Tiago Miranda
Edição – Sandra Crespo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta