Educação, cultura e esportes

Projeto reconhece xadrez, damas, go, bridge e pôquer como esportes

24/05/2017 - 10:38  

A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei PL 5840/16, que reconhece os jogos de pôquer, xadrez e damas como esportes a serem inseridos no Calendário Esportivo Nacional do Ministério dos Esportes.

O projeto que contempla os chamados “jogos mentais” também prevê o reconhecimento do go (jogo de tabuleiro chinês) e bridge (conhecido como “xadrez de cartas”) como atividades esportivas.

Os autores, deputados Marco Antônio Cabral (PMDB-RJ) e Mariana Carvalho (PSDB-RO), argumentam que “assim como nos esportes físicos, os esportes mentais exigem habilidades como concentração, habilidade de leitura, estratégia, autocontrole, tomadas de decisões rápidas e outras características intelectuais”.

Se aprovado o texto, as federações dessas modalidades esportivas vão poder inscrever seus eventos no Calendário Esportivo Nacional, dando-lhes caráter oficial. “Mais do que isso, a regulamentação dessas modalidades trará mais confiança e credibilidade atraindo investidores e estimulando a formação de novos atletas, de forma que seja possível a criação de ligas profissionais”, acrescentaram os autores.

Tramitação
A proposta será analisada de forma conclusiva pelas comissões de Esporte; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Emanuelle Brasil
Edição – Newton Araújo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 5840/2016

Íntegra da proposta