Educação, cultura e esportes

Esquecida nos livros de história, Batalha do Jenipapo é homenageada na Câmara

28/03/2017 - 15:50  

Lucio Bernardo Jr. / Câmara dos Deputados
Sessão solene em homenagem à Batalha de Jenipapo. Dep. Assis Carvalho (PT-PI)
Assis Carvalho lamentou a falta de conteúdo em livros de história: nos livros de história tudo foi esquecido

A Câmara dos Deputados realizou nesta terça-feira (28) sessão solene em homenagem à Batalha do Jenipapo, que ocorreu às margens do Rio Jenipapo, onde hoje se encontra a cidade de Campo Maior (PI). 

O deputado Assis Carvalho (PT-PI), que solicitou a homenagem, ressaltou a importância histórica da homenagem. “A Batalha do Jenipapo, por seu protagonismo, foi uma etapa importante no processo de emancipação da colônia brasileira, que até então estava sob o domínio de Portugal mesmo após a independência ser proclamada.”

O parlamentar também lamentou a falta de conteúdo em livros de história: “Nos livros de história tudo foi esquecido”. Ele lembrou, no entanto, da importância da cultura popular em contar a história de geração em geração. “Graças à tradição oral, a história atravessou o tempo, é cada vez mais conhecida, difundida e pôde informar o que realmente aconteceu”, completou.

Em mensagem enviada à sessão, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, lembrou da importância histórica da batalha. “Os mortos da Batalha de Jenipapo estiveram esquecidos por muito tempo em sua própria pátria. A pátria por cuja fundação eles deram a vida”.

Ele ainda lembrou do sofrimento e o dever de representá-los da melhor forma. “As lágrimas, o sangue derramado, os lutos e as decepções precisam ser lembrados. Piauienses, maranhenses e cearenses que morreram em Jenipapo, pagaram com suas vidas parte do preço pela Independência do Brasil, temos que honrar esse sacrifício”, finalizou.

wikipedia.org
Monumento do Jenipapo, Campo Maior, Piauí
Monumento em homenagem à Batalha do Jenipapo, que completa 194 anos

A batalha
A Batalha do Jenipapo ocorreu às margens do riacho de mesmo nome e foi uma das mais sangrentas feitas pela Independência do Brasil. Ocorreu no dia 13 de março de 1823 e consolidou o território nacional. Consistiu na luta de piauienses, maranhenses e cearenses contra as tropas portuguesas do major João José da Cunha Fidié, encarregadas de tentar manter a região fiel à Coroa Portuguesa.

Os brasileiros lutaram com instrumentos simples, não com armas de guerra e não tinham experiência. Perderam a batalha, mas fizeram com que a tropa desviasse seu destino.

Em 1973 foi criado um monumento na cidade de Campo Maior para homenagear as pessoas que se sacrificaram na Batalha do Jenipapo, que completa 194 anos em 2017.

Reportagem – Alex Akira
Edição – Regina Céli Assumpção

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 968/2007

Íntegra da proposta