Política e Administração Pública

Câmara homenageia 50 anos da Zona Franca de Manaus

14/03/2017 - 16:43  

Gilmar Felix / Câmara dos Deputados
Homenagem aos cinquenta anos da Superintendência da Zona Franca de Manaus – Suframa
Parlamentares destacaram importância da Zona Franca de Manaus para a economia do País

A Câmara dos Deputados realizou sessão solene nesta terça-feira (14) em homenagem aos 50 anos da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa). A zona franca foi criada em 28 de fevereiro de 1967.

A homenagem foi solicitada pelos deputados Conceição Sampaio (PP-AM) e Pauderney Avelino (DEM-AM). 

Conceição Sampaio definiu o período como de lutas, desafios, sucesso e crises. “Mas, sem dúvida, há um futuro promissor ao conquistarmos a extensão da Zona Franca de Manaus até 2073”, disse. Segundo ela, as melhorias ainda não acabaram e há muito a ser feito para consolidar e expandir o modelo.

Pauderney Avelino lembrou o papel do ministro do Planejamento à época, Roberto Campos, na criação da zona franca. “Por uma exposição de motivos memoráveis, o ministro tornou viável o decreto-lei (288/67) que criava e implantava a Zona Franca de Manaus.”

Em mensagem enviada ao Plenário, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, lembrou a importância econômica do empreendimento. “ Hoje, abriga um dos principais parques industriais do País, com aproximadamente 500 empresas instaladas, que faturam em torno de R$ 75 bilhões por ano e geram cerca de meio milhão de empregos entre diretos e indiretos.” 

Reportagem - Alex Akira
Edição - Rosalva Nunes

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.