Política e Administração Pública

Discurso de Temer no Dia Internacional das Mulheres gera debate em Plenário

08/03/2017 - 19:35  

Assista ao vivo

As declarações dadas pelo presidente da República, Michel Temer, no Dia Internacional das Mulheres repercutiram no Plenário da Câmara dos Deputados. Ele destacou o papel da mulher na criação dos filhos e na administração do lar.

“Na economia também a mulher tem grande participação. Ninguém mais é capaz de indicar os desajustes de preços no supermercado do que a mulher”, disse Temer.

Críticas
A declaração foi alvo de críticas da líder do PCdoB, deputada Alice Portugal (BA). “Não queremos estar confinadas nas quatro paredes do lar. Somos 52% da população, estamos na economia, nas fábricas, nas carreiras jurídicas, somos a maioria dos professores”, disse.

O deputado Marco Maia (PT-RS) também criticou o discurso. “O presidente da República, num momento como este, atribuiu à mulher brasileira um papel reduzido quando hoje ocupam lugares de destaque no mundo.” Segundo o parlamentar, as tarefas domésticas são obrigação de homens e de mulheres.

Apoios
A deputada Soraya Santos (PMDB-RJ), defendeu Temer. “Estava na cerimônia. O que o presidente afirmou é que as mulheres são as primeiras a sentirem a crise econômica porque administram a casa, fazem as compras e a contabilidade do dia a dia”, disse.

A deputada Sheridan (PSDB-RR) também reagiu à oposição. Segundo ela, as donas de casa não ocupam papel de inferioridade. “Muito me impressiona alguém se reportar à condição de inferioridade de uma mulher por ela ser dona de casa. Feminismo é respeitar o direito da mulher de ser dona de casa, de ser o que quiser.”.

Mais informações a seguir.

Assista ao vivo pelo canal da Câmara dos Deputados no YouTube

Reportagem - Carol Siqueira
Edição - Ralph Machado

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.