Educação, cultura e esportes

Projeto exige dispositivo sonoro para que professor não precise falar alto

01/12/2016 - 14:40  

Tramita na Câmara dos Deputados proposta que exige a instalação, nas salas de aula com mais de 25 alunos, de dispositivo de sonorização que permita a perfeita difusão da voz do professor no ambiente. O objetivo é assegurar a proteção das cordas vocais do docente, que faria menos esforço ao falar, e permitir que todos os alunos ouçam adequadamente as aulas.

A medida está prevista no Projeto de Lei 3947/15, do ex-deputado Marcelo Belinati, que acrescenta três parágrafos à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB – Lei 9.394/96).

O dispositivo seria obrigatório nas salas de aula de ensino fundamental com mais de 25 alunos; nas de ensino médio com mais de 30 alunos; e nas de educação superior com mais de 35 alunos.

“Buscamos evitar que os alunos tenham um aprendizado prejudicado, por não ouvir corretamente a lição do professor, e também evitar que este tenha problemas de saúde tão comuns na categoria, decorrentes do uso frequente de suas vozes em volumes elevados”, afirma Belinati.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Educação; de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Noéli Nobre
Edição – Regina Céli Assumpção

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 3947/2015

Íntegra da proposta