Consumidor

Produtos a granel poderão ser vendidos em bandejas totalmente transparentes

30/01/2017 - 15:00  

Celso Pansera
Pansera: surpresa ocorre quando o consumidor abre a embalagem e descobre que, por baixo, está um produto deteriorado

Tramita na Câmara dos Deputados proposta que obriga supermercados e estabelecimentos semelhantes a acondicionar os produtos vendidos a granel em bandejas totalmente transparentes, que permitam ao consumidor ver o conteúdo da embalagem de qualquer ângulo de visão. A medida está prevista no Projeto de Lei 5036/16, do deputado Celso Pansera (PMDB-RJ).

“Infelizmente é uma prática comum os estabelecimentos utilizarem embalagens nas quais só se pode ver a parte superior do produto embalado. A surpresa ocorre quando o consumidor abre a embalagem em sua casa e descobre que, por baixo do que estava aparente, está um produto deteriorado ou uma parte não utilizável”, justifica Pansera.

Apesar de considerar que o consumidor pode voltar e tentar trocar ou devolver a mercadoria, o parlamentar lembra que nem sempre o estabelecimento aceita e, mesmo quando aceita, o consumidor não está livre de transtorno.

A proposta não altera nenhuma lei existente, mas estabelece que quem descumprir a medida será punido com base no Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90).

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Defesa do Consumidor; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Noéli Nobre
Edição – Rachel Librelon

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 5036/2016

Íntegra da proposta