Economia

Projeto cria zona franca em Foz do Iguaçu

17/11/2016 - 18:40  

Dep.Nelson Padovani (PSC-PR)
Nelson Padovani: objetivo é fazer frente à concorrência dos free shops

A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 5987/16, que cria uma zona franca para o livre comércio de importação e exportação nos municípios paranaenses de Foz do Iguaçu, Guaíra e Barracão.

Para o autor, deputado Nelson Padovani (PSDB-PR), a proposta vai fazer frente à concorrência comercial com as cidades vizinhas de Puerto Iguazu e General Manuel Belgrano (Argentina) e Ciudad de Leste e Salto del Guairá (Paraguai), que já comercializam por meio de free shops.

Ainda segundo ele, a zona de livre comércio poderá barrar o crescimento do tráfico de armas e drogas na área de fronteira, sobretudo em Foz do Iguaçu. “O resultado dessa situação se traduz na perda de arrecadação para o País, estimada em quase R$ 20 bilhões por ano em impostos”, afirma o deputado.

Regras de funcionamento
Pelo texto, as mercadorias estrangeiras ou nacionais enviadas à zona franca para beneficiamento ou consumo serão, obrigatoriamente, destinadas às empresas autorizadas a operar na área. As mercadorias estrangeiras terão isenção dos impostos sobre importação (II) e sobre produtos industrializados (IPI). As nacionais não pagarão o IPI. Os benefícios valerão por 25 anos.

O texto exclui dos benefícios fiscais uma série de setores industriais, como de fabricantes de armas e munições, veículos de passageiros, bebidas alcoólicas e fumo e seus derivados.

Caberá ao governo federal definir a área onde será instalada a zona comercial, bem como as regras tributárias e aduaneiras do entreposto.

Tramitação
A proposta será analisada de forma conclusiva pelas comissões de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia; de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Emanuelle Brasil
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 5987/2016

Íntegra da proposta