Comissão debate políticas públicas para autistas e pessoas com Asperger
13/12/2016 - 08:10
A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência promove, nesta terça-feira (13), audiência pública para discutir o modelo de clínica-escola para as pessoas com autismo, como uma forma inovadora e transversal de gestão das políticas públicas. Na ocasião também será discutido a respeito das políticas públicas voltadas para pessoas com síndrome de Asperger.
O debate foi proposto pelos deputados Carmen Zanotto (PPS-SC), Professor Victório Galli (PSC-MT) e Valadares Filho (PSB-SE).
Os autores do requerimento explicam que o modelo de clínica-escola não entra em conflito nem com o sistema inclusivo educacional, nem com a atual rede de saúde, pois a intenção não é substituí-los.
O autismo e a síndrome de Asperger estão entre os mais conhecidos transtornos invasivos do desenvolvimento das habilidades sociais e comunicativas do indivíduo, atualmente compondo o que se denomina Transtorno do Espectro Autista (TEA).
“A família sozinha não consegue assegurar todo o apoio necessário para minimizar as dificuldades que os portadores de Asperger inevitavelmente enfrentarão ao longo da vida”, esclarece o Professor Victório Galli.
Foram convidados:
- o cartunista Rodrigo Tramonte;
- a presidente da ONG Autonomia, Andrea Monteiro;
- a coordenadora do Movimento Orgulho Autista Brasil (Moab-RJ), Claudia Moraes;
- o editor do Periódico Tribuna do Autista, Ronaldo Cruz;
- a escritora e vencedora do Prêmio Orgulho Autista 2011/2012 Liê Ribeiro Silva.
A audiência será realizada às 10h30, no plenário 13.
Da Redação - RL