Saúde

Projeto institui dia nacional de luta contra doença neurodegenerativa

17/10/2016 - 10:10  

Tramita na Câmara dos Deputados projeto de lei que torna o dia 21 de junho oficialmente o Dia Nacional de Luta Contra a Esclerose Lateral Amiotrófica (Ela).

A proposta (PL 4075/15) é de autoria do senador Romário (PSB-RJ) e atende a pedido feito pelas associações que defendem as pessoas acometidas pela doença. Romário explica que a data escolhida é a mesma na qual se comemora a luta contra a Ela em todo o mundo.

O objetivo é aumentar a conscientização a população sobre a doença na sociedade, especialmente entre gestores públicos e médicos, e fazer valer direitos dos afetados garantidos em lei.

A Ela é doença neurodegenerativa ainda sem cura que paralisa progressivamente os músculos do corpo sem, no entanto, atingir as funções cerebrais.

A enfermidade tornou-se conhecida do grande público com a popularização do físico inglês Stephen Hawking, que sofre da doença desde 1963.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo nas comissões de Seguridade Social e Família; e Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Janary Júnior
Edição – Newton Araújo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 4075/2015

Íntegra da proposta