Líderes da oposição cobram presença de governistas em Plenário
06/10/2016 - 01:28

Líderes de oposição cobraram há pouco a presença em Plenário de deputados da base aliada do governo para permitir a votação de vetos presidenciais a projetos de lei. Já foram votados e mantidos cinco dos sete vetos que constam da pauta. Em média, cada votação levou uma hora.
Líder do Psol, o deputado Ivan Valente (SP) disse que a oposição está cumprindo seu papel de obstruir as votações por ser contra a votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Valente é contra a proposta porque, segundo ele, ela já engloba dispositivos da PEC 241/16 e impõe um teto para os gastos públicos da União por 20 anos.
“Queremos votar o projeto do Fies, mas não estamos dispostos a dar quórum para o Executivo. Cabe a base do governo se fazer presente”, afirmou Valente, ao sugerir o encerramento da sessão.
O deputado Silvio Costa (PTdoB-PE) também cobrou presença em Plenário e declarou que quem está prejudicando a votação do Fies é a base governista.
Governo
Integrante da base do governo, o deputado Major Olímpio (SD-SP) reconheceu que a oposição tem o direito de fazer obstrução e considerou desrespeitosa a ausência de deputados da base.
“Se temos interesse em votar matérias importantes, temos de dar o exemplo.É mais de 1 hora da manhã e nós temos que esperar uma hora a cada votação para que se chegue ao quórum de 257 deputados”, criticou Major Olímpio.
Mais informações a seguir
Acompanhe a sessão também pelo canal oficial da Câmara dos Deputados no YouTube.
Reportagem - Murilo Souza
Edição - Marcelo Oliveira