Conselho de Ética continua hoje análise de processos instaurados
Os processos são contra os deputados Jean Wyllys, Wladimir Costa e Laerte Bessa
05/10/2016 - 11:21
O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar volta a se reunir nesta quarta-feira (5) para analisar, discutir e votar pareceres preliminares referentes aos processos disciplinares contra os deputados Wladimir Costa (SD-PA), Jean Wyllys (Psol-RJ) e Laerte Bessa (PR-DF).
Nesta terça-feira (4), o deputado Subtenente Gonzaga (PDT-MG) leu seu relatório sobre representação do PT contra o deputado Wladimir Costa (SD-PA), sugerindo o arquivamento do caso. Costa é acusado pelo PT de quebra de decoro por ter ofendido o partido e seus filiados em reunião do Conselho que recomendou a cassação de Eduardo Cunha (PMDB-RJ).
Na reunião do Conselho de Ética do dia 7 de junho, Costa fez uma série de acusações ao PT, culminando por afirmar que “99,99% dos petistas são bandidos da pior periculosidade”.
Para o relator, a fala de Costa, “ainda que tenha afetado a dignidade daquele aos quais se referiu, não configurou grave irregularidade no desempenho do seu mandato”, não havendo justa causa para a aceitação da denúncia. Em razão do início da Ordem do Dia no Plenário, a votação ficou para hoje.
Outros processos
Os outros pareceres que estão na pauta de hoje para serem analisados são:
- Contra o deputado Jean Wyllys (Psol-RJ), apresentado pelo Partido Social Cristão (PSC). O relator é o deputado Júlio Delgado (PSB-MG). O parlamentar é acusado de quebra de decoro pelo PSC por ter supostamente associado os nomes dos deputados Eduardo Bolsonaro (SP), Jair Bolsonaro (RJ) e Pr. Marco Feliciano (SP) ao atentado que resultou na morte de 50 pessoas em uma boate gay em Orlando, nos Estados Unidos.
- Contra o deputado Laerte Bessa (PR-DF). O relator é o deputado Mauro Lopes (PMDB-MG). Bessa é acusado pelo PT de proferir, em discurso no Plenário da Câmara, ofensas não apenas contra o partido, mas também contra a ex-presidente Dilma Rousseff, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e filiados do partido.
A reunião está marcada para as 14h30, no plenário 8.
Da Redação - MB