Agropecuária

Agricultura debate crise da suinocultura nesta tarde

04/10/2016 - 09:40  

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados realiza audiência pública hoje, às 14h30, para discutir a crise na suinocultura brasileira.

Foram convidados: o diretor do Departamento de Crédito e Estudos Econômicos da Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Wilson Vaz de Araújo; o assessor técnico da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Victor Miguel Ayres; o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), Marcelo Lopes; e o presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Francisco Turra.

O debate foi proposto pelos deputados Jerônimo Goergen (PP-RS), Dilceu Sperafico (PP-PR), Jorginho Mello (PR-SC) e Evair Vieira de Melo (PV-ES). "Além do principal foco do problema – as cotações de milho, soja e preço do suíno vivo – também foram observados aumentos nos custos com energia elétrica, mão de obra e combustíveis recentemente. Todo esse aumento nos custos, somado à perda de poder aquisitivo do consumidor brasileiro, fatalmente agravará a situação financeira do setor suinícola ao longo de 2016, a qual deve se estender para 2017”, afirmam os parlamentares.

Eles reconhecem o empenho do governo federal na solução dos problemas, mas demonstram preocupação com o futuro do setor. “Há de se concordar que o empenho do Ministério da Agricultura, Pecuário e Abastecimento para expandir as exportações é incontestavelmente positivo para o setor da carne suína. Contudo, não se pode afirmar que esta ação servirá de solução neste ano para escoar o excedente da produção, pois os reflexos da promoção comercial tomarão tempo maior para surtirem efeitos de equilíbrio ao mercado”.

A audiência pública ocorrerá no plenário 12 das comissões.

Da Redação - AP

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.