Agropecuária

Comissão mista vota hoje relatório da MP que renegocia dívidas rurais

24/08/2016 - 09:24  

O relatório da comissão mista que analisa a medida provisória da renegociação de dívidas rurais (MP 733/16) pode votar hoje o parecer do relator, deputado Júlio César (PSD-PI). A reunião será realizada às 12 horas, no plenário 2 da ala Nilo Coelho, no Senado. O relatório ainda não foi divulgado.

Inicialmente, a votação estava prevista para hoje, mas a reunião foi cancelada por falta de quórum.

Cleverson Beje/FAEP
Agropecuária - plantações - colheitas milho máquinas agrícolas agricultor
Essa é a segunda vez que o Congresso analisa uma MP sobre renegociação de dívidas rurais neste ano

Júlio César afirma que a renegociação vai beneficiar os agricultores do Nordeste que pegaram empréstimo rural, mas não conseguiram pagar por causa da seca. São 800 mil produtores nessa situação. O relator diz que a pressão é para que se permita a renegociação com descontos também para os agricultores do Norte e Centro-Oeste. Isso vai depender de um posicionamento do Ministério da Fazenda.

O deputado Zé Silva (SD-MG), integrante da comissão especial, é um defensor da renegociação das dívidas dos agricultores. Ele chegou a pedir o perdão dos débitos considerados pequenos, mas não teve sucesso.

Sem anistia
Esta é a segunda medida provisória discutida neste ano no Congresso Nacional que trata da renegociação e desconto na dívida de agricultores. Na primeira (MP 707/15), deputados e senadores aprovaram o perdão de dívidas até R$ 10 mil, mas toda a parte que tratava de crédito agrícola foi vetada pelo presidente interino Michel Temer, quando o texto foi transformado em lei. Em seguida, o Governo mandou uma outra medida provisória específica sobre a renegociação de dívidas rurais, mas sem previsão de qualquer tipo de anistia.

A MP precisa ser votada até 12 de outubro para não perder a validade.  

Saiba mais sobre a tramitação de MPs

Da Redação - ND

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: MPV 733/2016

Íntegra da proposta