Política e Administração Pública

Congresso encerra sessão e adia votação de vetos restantes

02/08/2016 - 23:09   •   Atualizado em 02/08/2016 - 23:15

Em razão de dificuldades de quórum, a sessão do Congresso Nacional foi encerrada, com o adiamento da análise de vetos destacados para votação em separado. Anteriormente, os parlamentares mantiveram todos os vetos analisados por meio de cédula eletrônica.

Inicialmente, segundo sugestão da senadora Rose de Freitas (PMDB-ES), líder do governo no Congresso, a análise desses vetos seria transferida para a próxima segunda-feira (8). Mas os líderes partidários da Câmara alertaram que haverá sessão da Casa para a votação do Projeto de Lei Complementar 257/16, sobre a renegociação das dívidas dos estados com a União.

Na terça-feira (9), outra data cogitada, também não continuará a sessão do Congresso, pois o Senado terá a votação da penúltima fase do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff, na qual os senadores votarão o relatório da comissão especial para dar ou não prosseguimento à fase de julgamento.

Minha Casa, Minha Vida
O primeiro destaque que será votado é do dispositivo que reserva 10% da verba do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida para a construção de moradias em cidades com menos de 50 mil habitantes (veto 13).

O senador José Pimentel (PT-CE) defendeu a derrubada desse veto. “São apenas 10% dos recursos, que vão beneficiar mais de 5 mil municípios”, disse.

Pimentel explicou que houve um acordo entre deputados e senadores para estender o programa aos pequenos municípios e que derrubar o veto seria retomar o acordo.

O deputado Carlos Marun (PMDB-MS) também defendeu a derrubada do veto. Para ele, é preciso levar pequenas financeiras e pequenas construtoras a executarem esses projetos. “São 40 ou 50 casas por município, mas que geram emprego e dignidade para essa gente”, disse.

Mais informações a seguir

Confira aqui a pauta completa

Reportagem – Eduardo Piovesan e Marcello Larcher
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.