Política e Administração Pública

Waldir Maranhão confirma eleição para presidência da Câmara na quinta-feira

08/07/2016 - 11:02   •   Atualizado em 08/07/2016 - 18:21

Luis Macedo / Câmara dos Deputados
Coletiva de Imprensa no Salão verde com dep. Waldir Maranhão (PP-MA)
Waldir Maranhão reiterou, no sábado (9), que a eleição para a presidência ocorrerá na quinta-feira, dia 14.

O presidente interino da Câmara dos Deputados, Waldir Maranhão, confirmou nesta sexta-feira (8) que a eleição para o presidente da Casa será na próxima quinta-feira (14).

De acordo com ato de Maranhão publicado hoje no Diário da Câmara, os registros de candidaturas ao cargo poderão ser feitos junto à Secretaria-Geral da Mesa até as 12 horas do próprio dia 14. 

Após a renúncia do presidente afastado, Eduardo Cunha, líderes partidários haviam se reunido extraordinariamente no fim da tarde da quinta-feira (7) e decidido, por maioria, marcar a eleição para a próxima terça-feira.

Porém, na manhã desta sexta-feira (8), Maranhão afirmou que cumprirá o Regimento Interno da Câmara, que diz que “se até 30 de novembro do segundo ano de mandato verificar-se qualquer vaga na Mesa, será ela preenchida mediante eleição, dentro de cinco sessões”. Na tarde da sexta-feira, os líderes voltaram a se reunir e decidiram que vão se encontrar novamente na segunda-feira (11) para tratar da sucessão.

“A Presidência já tinha tomado a decisão de fazer a eleição na quinta e assim o será”, disse Maranhão. No sábado (9), Maranhão voltou a reiterar que a eleição de fato acontecerá na próxima quinta-feira (14).

Maranhão também confirmou a exoneração do cargo, na sexta-feira (8), do secretário-geral da Mesa Diretora, Silvio Avelino, que participou da reunião de líderes.

Candidatos
Até o momento, cinco deputados registraram candidatura para concorrer à presidência da Casa: Fausto Pinato (PP-SP), Carlos Henrique Gaguim (PTN-TO), Carlos Manato (SD-ES), Marcelo Castro (PMDB-PI) e Fábio Ramalho (PMDB-MG).

Reportagem - Lara Haje
Edição - Marcia Becker

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.