Política e Administração Pública

Líder da Minoria quer evitar privatização de estatais e mudança no pré-sal

Oposição anuncia articulação contra Temer na Câmara e no Senado, enquanto líder do governo cita prioridades para os próximos meses

05/07/2016 - 22:07  

Luis Macedo/Câmara dos Deputados
Dep. Jandira Feghalli (PCdoB-RJ) concede entrevista
Jandira Feghali: é preciso barrar a proposta que cria teto para gastos federais

Os líderes da Minoria na Câmara dos Deputados e no Senado afirmaram nesta terça-feira (5) que farão ações integradas e articuladas na oposição ao governo interino de Michel Temer.

Nova líder da Minoria na Câmara, a deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) disse que a intenção é tentar barrar a privatização de estatais em período de governo provisório e impedir a aprovação da proposta (PL 4567/16) que desobriga a Petrobras de participar da extração de petróleo da camada pré-sal.

Outro alvo da oposição a Temer, segundo Jandira, será a proposta que cria um teto para os gastos federais (PEC 241/16). "[Essa proposta] vai significar a contenção dos recursos de custeio e investimento, mas os recursos financeiros estão liberados para pagar juros e pagar os bancos. Isso vai significar, objetivamente, desvincular os recursos da saúde e da educação do texto constitucional”, criticou.

Meta fiscal
O líder da Minoria no Senado, senador Lindbergh Farias (PT-RJ), dirigiu as críticas à meta fiscal de 2017, que o governo interino deve divulgar nesta semana. "Afastaram a presidente Dilma falando de responsabilidade fiscal no ano em que ela fez o maior contingenciamento da história, em 2015. A gente está vendo que era um discurso só para tirar a presidente Dilma, porque essa meta fiscal de R$ 170 bilhões, sinceramente, não se justifica", afirmou.

Lindbergh e Jandira admitiram que o principal objetivo do momento é reverter o impeachment de Dilma Rousseff, no Senado, até agosto. E, para isso, também anunciaram uma série de mobilizações populares nas ruas.

Prioridades do governo
Já o líder do governo interino, deputado Andre Moura (PSC-SE), citou algumas das matérias que Michel Temer gostaria de ver aprovadas na Câmara, também até agosto. "As prioridades são as medidas provisórias, a questão da tributação dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, a governança dos fundos [de pensão], a renegociação da dívida dos estados e a questão do pré-sal. O presidente Michel Temer pediu que déssemos celeridade à questão da limitação dos gastos", declarou.

Algumas dessas matérias já estão na pauta da Câmara desta semana e também poderão ser analisadas no esforço concentrado previsto para a próxima semana.

Reportagem – José Carlos Oliveira
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 4567/2016

Íntegra da proposta