Direitos Humanos

Comissão obriga construção de acessos para deficientes em praias urbanas

24/06/2016 - 16:21  

Reprodução/TV Câmara
dep. Luizianne Lins
Luizianne Lins: como o verdadeiro gestor de grande parte dos projetos realizados em faixas litorâneas, cabe ao poder público local a responsabilidade de implementar as alterações

A Comissão de Desenvolvimento Urbano aprovou na terça-feira (21) proposta que obriga o poder público a criar acessos adaptados em praias urbanas, para permitir a entrada de pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida.

Foi aprovado o substitutivo da relatora, deputada Luizianne Lins (PT-CE), para o Projeto de Lei 3147/15, do deputado Sóstenes Cavalcante (PSD-RJ).

O texto aprovado inclui dispositivos na Lei da Acessibilidade (Lei 10.098/00) e no Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei 13.146/15).

A opção por um novo texto, segundo a relatora, tem o objetivo de deixar claro que caberá ao poder público assegurar a pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida acesso completo às praias urbanas, incluindo acesso à faixa de areia e ao mar, por meio de programas e projetos de acessibilidade nesses espaços.

“Com essa medida, não se busca onerar o poder público local, mas sim conferir maior aplicabilidade à norma. Como o verdadeiro gestor de grande parte dos projetos realizados em faixas litorâneas, cabe ao poder público local a responsabilidade de implementar as alterações”, disse a deputada.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Newton Araújo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta