Debatedores defendem criação de zona de exportação no Porto de Açu no RJ
21/06/2016 - 14:26

Participantes de audiência pública da Comissão de Viação e Transportes defenderam, nesta terça-feira (21), a criação de uma Zona de Processamento de Exportação (ZPE) no Porto de Açu, localizado no norte fluminense.
As ZPE’s são áreas de livre comércio, destinadas à instalação de empresas, com 80% de sua produção voltada para a exportação.
Para o presidente do Porto do Açu, José Magela Bernardes, a zona portuária, localizada em São João da Barra, no Rio de Janeiro, tem capacidade de se tornar uma ZPE pela localização privilegiada, facilidade de acesso e boa gestão.
Ele informou que já foram criados 6 mil empregos no porto e já foram investidos R$ 13 bilhões desde 2014, quando o Porto entrou em funcionamento. “O porto do Açu reúne todas as condições para que se instale uma ZPE de êxito; normalmente, as mais exitosas são as que têm um porto com infraestrutura. A infraestrutura básica está construída e só nos falta desenvolver o distrito industrial. E a ZPE é o elemento para alavancar isso”, afirmou Bernardes.
Atração de investimentos
Para a Secretária-Executiva do Conselho Nacional das ZPE’s, Thaise Pereira Dutra, essas áreas trazem incremento na pauta exportadora brasileira. Ela também destacou que atraem investimentos, criam emprego e geram difusão tecnológica.

Dutra informou que atualmente no País existem 25 ZPE’s e que, dessas, 19 estão em fase de implementação com infraestrutura construída. Ela destacou ainda que a Zona de Processamento de Exportação do Porto de Pecém, no Ceará, está mais desenvolvida.
Segundo a secretária, já foram gastos R$ 5 bilhões em serviços e bens e que, a cada emprego gerado diretamente no porto, outros cinco são gerados indiretamente, impactando 12% do PIB no estado.
Apoio estadual
O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços do estado do Rio de Janeiro, Marcos Capute, garantiu que o processo de instalação da ZPE no Porto de Açu será acompanhado pelo governo estadual.
O prefeito de São João da Barra, José Amaro Martins de Souza, afirmou que o município tem investido em qualificação de trabalhadores e que o porto vai continuar necessitando de mão de obra local.
O deputado Júlio Lopes (PP-RJ), que solicitou a audiência pública, afirmou que o empreendimento é muito importante para toda região. “Hoje os acessos ao porto são bons, a gestão é competente e há vários aspectos que permitem que isso possa avançar”, afirmou. Lopes.
O parlamentar lembrou ainda que o Porto de Açu, também conhecido como superporto, caracteriza-se por ser o maior investimento em infraestrutura portuária da América.
Reportagem – Luiz Gustavo Xavier
Edição – Newton Araújo