Política e Administração Pública

Começa leitura do relatório do processo contra Cunha no Conselho de Ética

Presidente do colegiado se encontrou com o procurador-geral da República na manhã de hoje

01/06/2016 - 14:37   •   Atualizado em 01/06/2016 - 14:53

O deputado Marcos Rogério (DEM-RO), relator do processo contra o deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), começou a ler, há pouco, seu relatório.

Antes da reunião começar, o presidente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, deputado José Carlos Araújo (PR-BA), informou que se encontrou nesta manhã com o procurador-geral da República, Rodrigo Janot. Segundo Araújo, Eduardo Cunha, mesmo afastado, estaria agindo na Casa "em benefício próprio”.

O deputado disse que manifestou a sua preocupação a Janot sobre a consulta feita à Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) pelo presidente em exercício Waldir Maranhão (PP-MA). Maranhão questionou os ritos dos processos de cassação de deputados federais.

Ele também questionou decisão de Maranhão de que a representação contra Cunha deva se limitar à denúncia de que o presidente afastado da Câmara faltou com a verdade em depoimento à extinta CPI da Petrobras. “Questionei a ele tudo aquilo que eu considero manobra feita pelo deputado Eduardo Cunha e Janot ouviu pacientemente. Até brinquei e disse que eu só tenho ao senhor e ao Papa para questionar”, afirmou o parlamentar.

Notificações
O presidente do Conselho de Ética se defendeu das cinco notificações apresentadas na Corregedoria da Câmara contra ele. Segundo Araújo, faltam provas robustas e que ele está tranquilo: “Quem achacou a minha honra não tem moral para atacá-la. O tempo é senhor da razão”.

Após o recebimento da representação, a Corregedoria terá cinco dias úteis para escolher um relator. Após esse prazo, o relator terá 45 dias úteis para apresentar seu parecer à Mesa da Casa, que pode decidir pelo prosseguimento ou não da representação. Caso seja decidido pelo prosseguimento, será aberto processo no Conselho de Ética contra José Carlos Araújo e ele terá que se afastar do colegiado.

Reportagem - Luiz Gustavo Xavier
Edição - Luciana Cesar

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.