Política e Administração Pública

Proposta de Mendonça Filho veda normatização do TSE sobre processo eleitoral

19/05/2016 - 10:14  

TV CÂMARA
MENDONCA FILHO
Deputado Mendonça Filho defende limites para evitar interferências de um Poder nas prerrogativas de outro

Tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei Complementar 232/16, do deputado Mendonça Filho (DEM-PE), que restringe a atuação normativa do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a assuntos administrativos.

A proposta altera o Código Eleitoral (4.737/65) para vedar a normatização de matérias relacionadas ao processo eleitoral.

De acordo com Mendonça Filho, o TSE tem editado instruções normativas que avançam em competências do Legislativo criado “insegurança jurídica, desequilíbrios e conflitos institucionais extremamente” prejudiciais ao estado democrático de direito. “A própria legitimidade do processo eleitoral vem sendo, paradoxalmente, prejudicada pela atuação do órgão que deveria ser o seu primeiro guardião”, disse.

As normas do TSE, para Mendonça Filho, têm análises contraditórias, instáveis e incompreendidas pela sociedade, e terminam por perturbar o andamento do próprio processo eleitoral, numa evidente anomalia jurídica.

Tramitação
A proposta tramita em regime de prioridade e será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania antes de ser analisada pelo Plenário.

Reportagem – Tiago Miranda
Edição – Mônica Thaty

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta