Política e Administração Pública

Atos contra e pró o impeachment de Dilma ocorrem na Câmara

07/04/2016 - 15:15  

Atos contra e pró o impeachment da presidente Dilma Rousseff ocorreram, na manhã desta quinta-feira (6), na Câmara dos Deputados.

Cerca de 30 deputados de oposição e dissidentes do governo se reuniram no Salão Verde. Eles portavam uma mala com papéis que imitam cédulas de dinheiro ilustradas com fotos de Dilma e do ex-presidente Lula. Na mala, adesivos sugeriam a troca de cargos por votos para barrar o impeachment e pediam a saída da presidente. Em seguida, os parlamentares caminharam até a frente do Palácio do Planalto, entoando os gritos "Fora PT" e "Está chegando a hora". Entre os participantes, havia representantes de PSDB, DEM, Solidariedade, PMDB, PP e PSC.

Já no hall da taquigrafia, na Câmara, a poucos metros do plenário onde se reúne a Comissão Especial do impeachment, um grupo de 30 manifestantes do "Comitê Pró-Democracia no Parlamento Brasileiro", coletivo integrado por movimentos sociais contrários ao impeachment, usavam jalecos brancos e, com seringas, vacinavam os transeuntes "contra o golpe".

Repercussão
O líder do PSDB na Câmara, deputado Antonio Imbassahy (BA), acusou Dilma de violar a democracia e fraudar as eleições. “Uma presidente que mentiu para os brasileiros e está envolvida no maior escândalo de roubalheira do planeta, o ‘petrolão’, tem de sair”, disse.

Por sua vez, o deputado Henrique Fontana (RS), vice-líder do PT, criticou os oposicionistas. "Os movimentos legítimos de recomposição de um governo são tratados desrespeitosamente pela oposição como se fossem compra de votos”, afirmou.

A Comissão Especial do Impeachment deve votar na segunda-feira (11) o parecer do relator, deputado Jovair Arantes (PTB-GO), que recomenda a abertura do processo contra a presidente da República.

Reportagem – Geórgia Moraes
Edição – Marcelo Oliveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.