Relações exteriores

Sessão solene reúne representantes dos países de língua portuguesa

Sessão solene marcou a abertura da VI Reunião da Assembleia Parlamentar da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

06/04/2016 - 16:53  

Nilson Bastian / Câmara dos Deputados
Sessão Solene de Abertura da VI Reunião Assembleia Parlamentar da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa
Assembleia Parlamentar da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa completa sete anos de trabalhos em 2016

Sessão solene no Plenário da Câmara dos Deputados marcou a abertura da VI Reunião da Assembleia Parlamentar da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Com o tema "Paz e Desenvolvimento na CPLP", o evento conta com a participação de mais de 50 parlamentares de Angola, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, além dos brasileiros.

O presidente da Câmara, Eduardo Cunha, destacou em seu discurso de abertura, que a assembleia, criada em 2009, completa sete anos no fim do mês. Ele considera que esse é um bom momento para revisão da trajetória percorrida até agora.

"Espero que durante este período que a gestão vai passar para o Brasil, que a gente possa ter a condição de realizar um trabalho à altura do que foi realizado pelo presidente da assembleia nacional de Angola, que fez neste período avanços significativos dentro desse processo de integração, dentro desse processo do objetivo da criação e a continuidade da ALCPLP", afirmou.

Renovação de vínculos
O presidente da Assembleia Parlamentar da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa e presidente da Câmara de Angola, Fernando Piedade dos Santos, destacou a importância da renovação dos vínculos históricos entre os países da CPLP e a importância do Brasil na comunidade. Ele defendeu ainda que a União Interparlamentar, que reúne representantes de parlamentos de países de todo o mundo, adote o português como língua de trabalho.

"Lutamos com alguma preocupação que continuamos a não ter a língua portuguesa como língua de trabalho num fórum tão importante como a União Interparlamentar, onde somos membros, tendo em conta que a população da nossa comunidade justifica este estatuto”, declarou.

A deputada angolana Cândida Celeste, presidente da Rede de Mulheres da CPLP, destacou as ações de combate à violência doméstica e de promoção de maior participação da mulher na tomada de decisões políticas, bem como a proteção da maternidade nas relações de trabalho. Ela encorajou deputadas a atuarem em seus parlamentos e disse esperar que o resultado da assembleia contribua para o desenvolvimento da mulher nos países do grupo.

Próximos temas
Nos próximos dias de reuniões, serão abordados temas como: Desafios e Promoção da Saúde Pública no Âmbito da CPLP; Fortalecimento das Ações de Promoção da Língua Portuguesa com vista à sua adoção como língua oficial em fóruns internacionais, especialmente na União Interparlamentar e nas Nações Unidas; e Flexibilidade Necessária à Livre Circulação de Pessoas na CPLP.

Na sessão de encerramento, nesta quinta-feira (6), haverá a aprovação do plano de atividades para o período 2016/2018; a eleição do presidente da assembleia e do primeiro e segundo secretários da Mesa para o período 2016/2018 e a criação do grupo de parlamentares para o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional da CPLP.

Reportagem - Geórgia Moraes
Edição – Mônica Thaty

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.