Conselho de Ética abre reunião para discutir plano de trabalho de processo relativo ao presidente da Câmara
30/03/2016 - 15:18

Começou há pouco a reunião do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar para discutir o plano de trabalho do processo disciplinar relativo ao presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha.
O plano acaba de ser apresentado pelo relator da representação contra Cunha, deputado Marcos Rogério (DEM-RO). Rogério indicou as diligências a serem tomadas nesta fase probatória do processo. Ele propôs ouvir testemunhas de Cunha, como advogados suíços, além do próprio presidente; e testemunhas propostas pelos autores da representação, como o doleiro Alberto Youssef.
Neste momento, os integrantes do Conselho estão discutindo o plano de trabalho. O colegiado é presidido pelo deputado José Carlos Araújo (PR-BA).
Representação
A representação contra Eduardo Cunha no Conselho de Ética foi apresentada pelos partidos Psol e Rede. Os integrantes do conselho vão julgar se Cunha forneceu falso testemunho em depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras, em maio do passado, quando negou possuir contas no exterior. Cunha alegou não ser titular de conta, mas beneficiário de um truste — e, segundo os seus advogados, a legislação em vigor não o obrigava a declarar esse fato à Receita Federal.
A reunião acontece no Plenário 9.
Mais informações a seguir.
Reportagem – Janary Júnior
Edição – João Pitella Junior