Política e Administração Pública

Cunha: OAB chegou atrasada para pedir o impeachment de Dilma

28/03/2016 - 20:38  

Luis Macedo / Câmara dos Deputados
Sessão extraordinária para discussão e votação de diversos projetos. Presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ)
Eduardo Cunha voltou a defender a saída do seu partido, o PMDB, da base aliada ao Palácio do Planalto

O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, disse que a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) chegou atrasada ao protocolar na Casa, nesta segunda-feira (28), um pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff. Ele fez o comentário ao ser perguntado, durante entrevista coletiva no Salão Verde, sobre as semelhanças entre o atual processo e o afastamento do ex-presidente Fernando Collor em 1992, também apoiado pela OAB.

“São momentos, circunstâncias e pessoas diferentes. A OAB chegou um pouquinho atrasada; não veio como naquele momento, com protagonismo — veio com retardo”, disse Cunha.

Segundo ele, o pedido da OAB não deve ser analisado agora. “É mais um; vou despachar no momento apropriado, não agora, porque estamos no meio do trabalho da comissão especial e não haveria lógica em ter duas comissões simultâneas.”

Para Cunha, independentemente do dia em que o processo de abertura do impeachment venha a ser analisado em Plenário, haverá manifestação na frente da Câmara. “Vamos seguir o rito do Regimento; o dia que cair, caiu. Qualquer que seja o dia, o País vai parar para assistir e vai haver manifestação aqui na porta. Não há dúvida disso”, afirmou, ao ser questionado se há possibilidade de a votação acontecer num domingo.

PMDB X governo
Sobre a provável saída do PMDB da base aliada ao governo, prevista para ser definida nesta terça-feira (29), Cunha afirmou que os atuais sete ministros do partido deveriam deixar os cargos. “Tem que sair. Ficará ruim para os ministros, porque ficará parecendo que são mais apegados aos cargos do que ao interesse partidário”, disse. O ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, já entregou nesta segunda-feira a sua carta de demissão.

Cunha lembrou que vem defendendo desde julho a saída do PMDB do governo. Segundo ele, isso não tem relação com o processo de impeachment de Dilma. O presidente da Câmara avalia que o PMDB não irá necessariamente para a oposição, mas ficará livre para votar propostas no Congresso com base no que for de interesse do País.

Reportagem – Tiago Miranda
Edição – João Pitella Junior

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.