Meio ambiente e energia

Comissão Mista de Mudanças Climáticas deve fiscalizar cumprimento de metas da COP-21

16/03/2016 - 20:20  

No reinício de seus trabalhos, nesta quarta-feira (16), a Comissão Mista de Mudanças Climáticas (CMMC) elegeu o deputado Daniel Vilela (PMDB-GO) como presidente e o senador Cristovam Buarque (PPS-DF) como vice-presidente. O senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE), presidente anterior, passa a ser o relator do colegiado.

Para Daniel Vilela, a comissão tem o dever de cobrar e fiscalizar o cumprimento das metas estabelecidas no Acordo de Paris, firmado na COP-21, no fim do ano passado. “Com a aprovação do Acordo de Paris, as perspectivas são positivas com relação ao alcance das metas para frear o aquecimento global”.

Segundo o senador Fernando Bezerra, é preciso reduzir as emissões, sobretudo, na área da mobilidade urbana no Brasil. “O país produz muito CO2 em função do modal de transporte adotado, que é muito focado em caminhões, veículos pesados. Poderíamos usar outros modais, como o hidroviário. O desafio desta comissão é aperfeiçoar políticas públicas que possam garantir a sustentabilidade do nosso país e do nosso planeta”, afirmou.

Audiência pública
A comissão aprovou a realização de audiência pública sobre o planejamento político e estratégico para o uso de energia renovável em escala por companhias de serviços públicos. O debate deve ter a participação de David Mooney, diretor do Centro de Análise Estratégica de Energia do Laboratório Nacional de Energia Renovável dos EUA (NREL). Ainda não há data marcada para a audiência.

Da Reportagem - LC
Com informações da Agência Senado

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.