Oposição tenta impedir votação de relatório sobre aprovação de contas do governo
Reunião da CMO está sendo realizada neste momento
09/03/2016 - 11:35

A Comissão Mista de Orçamento (CMO) está reunida neste momento e o governo tentará colocar em votação o relatório do senador Acir Gurgacz (PDT-RO) que aprova, com ressalvas, as contas da presidente Dilma Rousseff referentes a 2014.
No ano passado, o Tribunal de Contas da União (TCU) recomendou ao Congresso a rejeição dessas contas. O TCU apontou 12 irregularidades, entre elas a ausência de contingenciamento para assegurar a meta de superávit fiscal do ano e as chamadas "pedaladas fiscais" - dívidas do tesouro nacional com bancos públicos e FGTS.
A oposição, que tem menor número de parlamentares no colegiado, está tentando derrubar a reunião usando instrumentos regimentais.Neste momento o deputado Hildo Rocha (PMDB-MA) está lendo todas as atas de reuniões passadas que não haviam sido aprovadas. Isso foi exigência do PSDB, como primeira manobra regimental para impedir a votação das contas.
O líder do governo na comissão, deputado Paulo Pimenta (PT-RS), informou que, tão logo acabe a leitura das atas, ele deverá propor um requerimento para que o primeiro item a ser votado na reunião seja o relatório do senador Acir Gurgacz.
A reunião está sendo realizada no plenário 2.
Mais informações a seguir.
Reportagem - Janary Júnior
Edição - Mônica Thaty