Meio ambiente e energia

Sessão solene sobre Campanha da Fraternidade 2016 é marcada por críticas à falta de saneamento básico

25/02/2016 - 15:25  

A Câmara dos Deputados realizou nesta quinta-feira (25) sessão solene em homenagem à Campanha da Fraternidade 2016, que foca o saneamento básico, o desenvolvimento, a saúde integral e a qualidade de vida. Com o tema “Casa comum, nossa responsabilidade”, a campanha quer chamar atenção para o fato de o Brasil ser a sétima maior economia do mundo, mas ainda ter 100 milhões de pessoas sem serviços básicos de tratamento de esgoto e coleta de lixo.

Luis Macedo / Câmara dos Deputados
Homenagem ao Lançamento da Campanha da Fraternidade 2016
Parlamentares presentes à sessão solene mostram material da Campanha da Fraternidade 2016, que aborda a importância do saneamento básico para a saúde e a dignidade

Os deputados Rôney Nemer (PMDB-DF), Flavinho (PSB-SP), Luiz Couto (PT-PB), João Paulo Papa (PSDB-SP); Izalci (PSDB-DF) e Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR) foram os autores do requerimento para realização da sessão.

Rôney Nemer afirmou que o saneamento básico é importante para a estrutura familiar. “Uma família sem saneamento tem dificuldade de se manter coesa. A doença desestrutura. Muitas vezes, as famílias pagam seus impostos e não veem o resultado. A campanha quer mostrar quão importante é o papel da igreja na vida das famílias e sua preocupação com qualidade de vida”, afirmou Nemer.

Caráter ecumênico
O bispo-auxiliar de Brasília, dom Valdir Mamede, defendeu o caráter ecumênico da campanha, que envolve várias igrejas cristãs. “Queremos garantir a integridade e o futuro com ações de acesso à água potável, à coleta de esgoto, ao manejo adequado dos resíduos sólidos e ao controle de doenças. São ações indispensáveis para todos viverem com saúde e dignidade”, afirmou. Ele criticou ainda os baixos índices de saneamento básico no País.

O deputado Izalci (PSDB-DF) também criticou a falta de saneamento em diversas regiões do País. “O Brasil passa por momentos difíceis em sua conjuntura política social e econômica e prejudica os mais necessitados. É preciso que façamos um esforço de união. Todos sabem que a falta de saneamento básico e o descaso com a saúde pública é causa do avanço do mosquito. A cada dois minutos e meio uma criança morre por não ter acesso a o agua potável, rede de esgoto e higiene”, disse o parlamentar.

O presidente da Câmara, Eduardo Cunha, ressaltou a importância das campanhas da fraternidade e do apoio da Casa ao debate sobre temas de grande relevância para o País.

Políticas públicas
Já o diretor do Conselho Nacional das Igrejas Cristãs, reverendo Daniel Gonçalves do Amaral Filho, afirmou que o objetivo da campanha é contribuir com políticas públicas para melhorar a vida da população. “Estamos vivendo em uma casa comum e temos responsabilidade conjunta de enfrentar os grandes desafios da humanidade. O objetivo é assegurar politicas públicas que garantam a integridade e o futuro de nossa casa comum”, sugeriu o reverendo.

O deputado Flavinho (PSB-SP) defendeu a união da sociedade para mudar a falta de saneamento básico e de esgotamento sanitário no País. "A questão é nos unir para mudar a realidade do País. Muitas vezes nos dá vergonha de ver a situação no País e não adianta discurso”, criticou.

A campanha é promovida pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic) e assumida pelas igrejas-membro: Católica Apostólica Romana, por meio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Episcopal Anglicana do Brasil, Presbiteriana Unida do Brasil e Síria Ortodoxa de Antioquia.

Além dessas igrejas, estão integradas à campanha a Aliança de Batistas do Brasil, a Visão Mundial e o Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e Educação Popular (Ceseep).

Reportagem – Luiz Gustavo Xavier
Edição - Adriana Resende

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.