Relações exteriores

Apenas 27% dos municípios brasileiros incluem peixe na merenda escolar, ressalta deputado

03/12/2015 - 11:45  

Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados
2º Fórum de Parlamentares da Pesca e Aquicultura na América Latina e Caribe
Cleber Verde defende mais estímulos à inclusão de peixe na merenda escolar

O presidente da Frente Parlamentar Mista da Pesca e Aquicultura e secretário de Comunicação da Câmara, deputado Cleber Verde (PRB-MA), ressaltou há pouco que apenas 27% dos municípios brasileiros incluem pescado na merenda escolar. Ele participa do 2º Fórum de Parlamentares da Pesca e Aquicultura da América Latina e Caribe, que ocorre desde ontem na Câmara dos Deputados.

Segundo Cleber Verde, a inclusão do peixe na merenda das escolas foi estimulada por acordo celebrado entre o Ministério da Pesca e o Ministério da Educação em 2013. O acordo previu a capacitação de agentes envolvidos no processo, como nutricionistas, manipuladores de alimentos e merendeiras, para uso do peixe. Além disso, foi produzida cartilha sobre a importância do pescado para a alimentação, entre ouras ações. “Espero que o Ministério da Agricultura, que recebeu o extinto Ministério da Pesca, também desenvolva ações com o Ministério da Educação para continuarmos incentivando o pescado na merenda escolar”, afirmou.

Verde destacou que o pescado é uma opção de alimento saudável, com alto valor nutricional, e pode auxiliar no desenvolvimento físico e mental das crianças.

O parlamentar também observou que o processo que retira mecanicamente a espinha do peixe facilita a inclusão do alimento na alimentação escolar. Segundo ele, o processo retira mecanicamente espinha, vísceras, pele e escamas e, com isso, o peixe pode ser oferecido na forma de hambúrgueres, almôndegas, e pode ser utilizado como recheio de tortas, por exemplo. Verde citou, entre os fatores que dificultam a inclusão do peixe na merenda, a baixa aceitação por parte das crianças, os hábitos alimentares, o custo elevado do pescado, a existência de espinhas e a falta de fornecedores.

O presidente da frente parlamentar ressaltou ainda a importância de duas propostas aprovadas pelo Congresso e que devem servir de exemplo para os outros países latino-americanos: a Emenda Constitucional 64/10, que inclui a alimentação como direito social, e a Lei 11.947/09, que trata da alimentação escolar.

O fórum acontece no Salão Nobre da Câmara dos Deputados.

Mais informações a seguir

Reportagem - Lara Haje
Edição - Marcia Becker

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.