Brasil importa mais de 1/3 do pescado consumido, destaca Ministério da Agricultura
02/12/2015 - 11:56
O assessor especial do Ministério da Agricultura, Ricardo Santa Rita, afirmou, há pouco, que o Brasil precisa avançar na produção de pescado. “Ainda importamos mais de 1/3 do pescado que é consumido no País”, observou. O Brasil tem cerca de 8.500 km de costa marítima. Conforme Santa Rita, o Parlamento e o governo devem encontrar juntos soluções para o setor.
No 2º Fórum de Parlamentares da Pesca e Aquicultura na América Latina e Caribe, o representante do Ministério da Agricultura ressaltou que o Brasil é a maior potência produtora de alimentos do mundo. “A pesca e a aquicultura são a forma mais rápida de produzir alimentos”, disse.
Segundo Santa Rita, o governo disponibiliza linhas de crédito para o setor de pesca e aquicultura, e a Embrapa já desenvolve pesquisas para promover a inovação tecnológica e aumentar a produtividade do setor. “Tivemos um caso de sucesso: a tilápia aumentou em 28% sua produtividade”, destacou.
Maranhão
A secretária do Turismo do Maranhão, Telma Andrade, informou que o governo do estado criou uma secretaria específica para o setor, além de ter lançado o Programa Mais Pescado, que envolve a capacitação de pescadores para essa cadeia produtiva e poderá beneficiar mais de 4 mil pessoas. Segundo ela, o Maranhão tem a maior extensão de manguezais do mundo e o segundo estado com maior costa do Brasil
Os participantes do fórum farão agora visita à exposição “Maranhão – a terra das águas”, no corredor de acesso ao Plenário Ulysses Guimarães. As atividades do fórum continuam à tarde e amanhã.
Reportagem - Lara Haje
Edição - Luciana Cesar