Cidades e transportes

Crianças vêm à Câmara pedir mais segurança no trânsito

17/11/2015 - 21:27  

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 500 crianças são diariamente vítimas fatais do trânsito em todo mundo. Diante desta realidade, um grupo de crianças da ONG Criança Segura Brasil veio à Câmara dos Deputados nesta terça-feira (17) para entregar a autoridades uma declaração feita por crianças dos cinco continentes que pede mais medidas voltadas para protegê-las no trânsito.

Alex Ferreira / Câmara dos Deputados
Fórum Parlamentar Internacional – Prioridades Globais para Segurança Viária
Crianças entregam declaração pedindo medidas de proteção no trânsito

Conferência Global
O ato fez parte do Fórum Parlamentar Internacional sobre as Prioridades Globais para Segurança Viária, organizado pelas comissões de Viação e Transportes e de Relações Exteriores, e pela Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro.

O Fórum recepcionou autoridades que vão participar da 2ª Conferência Global de Alto Nível sobre Segurança no Trânsito, que será realizado em Brasília nesta quarta (18) e quinta-feira (19). O objetivo da conferência é analisar a evolução da Década de Ação pela Segurança no Trânsito estabelecida pelas Nações Unidas para reduzir pela metade o nível de mortes e lesões nas vias até 2030.

Segundo o deputado Hugo Leal, no primeiro dia da conferência será lançada a Rede Mundial de Legisladores pela Segurança no Trânsito, que visa ser uma plataforma para que parlamentares de todo o mundo troquem informações e aprimorem a legislação de seus países.

Amigo do trânsito seguro
Durante o evento na Câmara, o deputado Hugo Leal (PROS/RJ) recebeu o título Amigo do Trânsito Seguro, concedido pela ONG Educar para o trânsito, Educar para a vida, devido à autoria do projeto que deu origem à Lei Seca. Para Leal, ainda é necessário mudar o comportamento da população.

Alex Ferreira / Câmara dos Deputados
Fórum Parlamentar Internacional – Prioridades Globais para Segurança Viária. Dep. Hugo Leal (PROS-RJ)
Hugo Leal: O que nós precisamos é mudar a cultura, o comportamento das pessoas

"O que nós precisamos é mudar a cultura, o comportamento das pessoas, estabelecer uma fiscalização permanente que agrega segurança no trânsito e agrega segurança pública também. Com uma boa legislação e uma boa fiscalização, você começa a mudar o comportamento das pessoas, e com a mudança de comportamento, você começa a mudar conceitos e gerações."

Na opinião da deputada Christiane Yared (PTN-PR), além de mudar comportamentos, também é preciso aprovar leis que punam efetivamente quem mata no trânsito. "Nós temos de nos conscientizar que cada um tem que fazer a sua parte, e o parlamento também precisa fazer a parte dele aprovando leis que punam realmente assassinos de trânsito. Só aí nós vamos começar a respirar um outro ar, o ar da vida, porque estamos cansados de tantas mortes", desabafou.

Reportagem - Bianca Marinho
Edição – Luciana Cesar

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.