Política e Administração Pública

Eike Batista anuncia que deverá voltar ao mercado

17/11/2015 - 16:33  

O empresário Eike Batista, em depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga irregularidades na gestão BNDES, atribuiu a perda de 90% do valor de mercado de suas empresas ao investimento frustrado na exploração de petróleo.

Ele chegou a pedir desculpas aos investidores que tiveram prejuízos ao investir no projeto, mas fez questão de dizer que muitos deles venderam suas ações “na alta” e obtiveram grandes lucros. E anunciou que vai voltar ao mercado nas próximas semanas.

Ao responder pergunta do relator da CPI, deputado José Rocha (PR-BA), Batista explicou que suas companhias perderam valor em função de uma “corrida bancária” decorrente da baixa produção de campos de petróleo que uma das empresas do grupo, a OGX, obteve na Bacia de Campos.

“Eu arrisquei demais em um negócio altamente arriscado, que é a produção de petróleo. Os campos renderam um terço do esperado, depois que a empresa captou 11 bilhões de reais no exterior”, disse.
“Sinto muito pelos investidores que investiram comigo, mas muitos deles saíram na alta e ganharam muito dinheiro”, disse.

Luis Macedo / Câmara dos Deputados
Audiência pública para tomada de depoimento do empresário Eike Batista. Dep. Arnaldo Jordy (PPS-PA)
Dep. Arnaldo Jordy questionou o empresário sobre suposto uso de recursos do Fundo de Marinha Mercante

Navios-plataforma
O deputado Arnaldo Jordy (PPS-PA), um dos autores dos requerimentos de convocação, questionou o empresário a respeito de denúncias de que a empresa OGX teria usado recursos do Fundo da Marinha Mercante, financiamento feito com a destinação exclusiva para a construção de navios-plataforma, para outros fins.

“Isso nunca existiu”, respondeu o empresário.

“Mas o senhor continuou a atrair investidores, mesmo depois de constatar que não havia petróleo suficiente nos seus campos, o que deu prejuízos”, rebateu o deputado.

“Eu tinha um fundo soberano como meu sócio da holding (OGX). O fundo tinha como garantia as ações da companhia. Todo o dinheiro obtido com a venda das ações foram direcionados para pagamento dos credores”, explicou Batista.

Batista afirmou que deu garantias pessoais a todos os financiadores de seus projetos e, em função disso, seu patrimônio, hoje, é negativo em 1 bilhão de dólares.

“Então o senhor está falido?”, perguntou Jordy.

“Não estou falido. Espero resolver isso nos próximos dez dias e voltarei ao mercado”, respondeu o empresário.

“O senhor é um fenômeno”, ironizou o deputado, que disse não estar satisfeito com as explicações fornecidas pelo empresário a respeito das acusações de que deu prejuízos a investidores e manipulou o mercado ao ocultar a baixa produtividade dos poços de petróleo obtidos pela OGX.

“Eu sei”, respondeu Batista, que provocou risos na audiência pública.

“O senhor, de bobo, não tem nada”, concluiu Jordy.

Reportagem - Antonio Vital
Edição - Mônica Thaty

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.